O que faz uma Personal Organizer

O conhecimento sobre a profissão de Personal Organizer no Brasil vem crescendo. Mas, do ponto de vista do cliente (e até de algumas profissionais), ainda restam muitas dúvidas sobre o que faz uma Personal Organizer. E para quem tem interesse em se tornar uma organizadora profissional há dúvidas sobre o que precisa fazer, quais são os cursos de formação. Saiba mais sobre a profissão de Personal Organizer.
Personal o quê? O que faz uma Personal Organizer
Personal o quê? O que faz uma Personal Organizer

A profissão de Personal Organizer teve início nos Estados Unidos, onde é bastante reconhecida. No Brasil, muita gente ainda não sabe do que se trata. A saber pelo próprio nome que ainda não tem uma correspondência bem disseminada em Português. Alguns costumam traduzir o nome da profissão como “organizador profissional”, “organizador pessoal”, “consultor em organização”, etc. Traduzindo literalmente, Personal Organizer quer dizer “organizador pessoal”, e pessoal no sentido de personalizado. Esse profissional também é conhecido pela sigla PO, de Personal Organizer.

Quando me perguntam o que faz uma Personal Organizer (PO), eu simplesmente respondo: organiza tudo! E é tudo mesmo. Mas cada profissional tem suas especialidades. É bem verdade que a mais comum das Personal Organizers seja a organização residencial, também chamada de organização HOME. Inclusive muita gente acha que PO só organiza casas. Até porque é mais divulgado pelas mídias esse nicho da profissão. Mas esse profissional pode atuar em qualquer situação ou ambiente onde a organização se faça necessária, ou seja, a PO pode organizar tanto espaços físicos, quanto processos, rotinas. Organiza desde sua gaveta de calcinhas até a sua vida. Pensando assim, o céu é o limite. Mas todas fazem todos os serviços? Não. Embora o processo de organização siga passos aplicáveis em várias situações, não dá para atuar em todas as áreas porque cada uma delas tem suas particularidades. E aqui já dou uma sugestão. Procure saber qual a especialidade da PO para garantir um serviço com maior qualidade.

 

No Brasil, a profissão de Personal Organizer ainda não é regulamentada. Mas já foi reconhecida como ocupação pela CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), em março de 2021. Para se tornar uma profissional da organização é necessário fazer cursos de acordo com sua área de interesse. Há cursos bem respeitados, outros nem tanto. E, infelizmente, ainda há pessoas se passando por PO sem nenhum tipo de preparo, como é comum de acontecer com novas profissões (e até nas velhas!) Por essa razão recomendo a quem quiser contratar um serviço de PO certificar-se da qualificação do profissional, bem como de referências. Apesar de não ser uma profissão ainda regulamentada, os profissionais de organização possuem uma associação, a ANPOP (Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade), que cuida dos nossos interesses e tem trabalhado em prol da regulamentação da profissão.

 

Felizmente, com os programas de televisão do Brasil e também das plataformas streaming, a Personal Organizer começou a ter seu trabalho mais reconhecido e divulgado. Além disso, as redes sociais contribuíram significantemente para essa divulgação, onde podemos encontrar vários blogs e canais desses profissionais, não só divulgando seus trabalhos, mas ensinando e trazendo conteúdos sobre organização.

 

O mercado da organização no Brasil é dominado por mulheres, não à toa é quase automático falar “a” Personal Organizer. Mas, por apresentar uma variedade de nichos de atuação, requerendo do profissional habilidades diversificadas também, há espaço para os homens, além de faixa etária ampla.

Áreas de atuação de uma Personal Organizer
Áreas de atuação de uma Personal Organizer

O foco do trabalho de uma Personal Organizer (PO) é a ORGANIZAÇÃO. E, pelo fato de muita gente não compreender bem o que realmente é ORGANIZAR, muitas clientes, e até mesmo POs, se perdem na hora de estabelecer qual será o serviço prestado, quais são os limites. Portanto, tudo isso deve estar bem esclarecido em todos os contatos, assim como no contrato de prestação de serviços. Recomendo a cliente perguntar tudo o que tiver dúvida desde o primeiro contato com a profissional e checar como tudo está contemplado no contrato.

A Personal Organizer pode oferecer todos os tipos de serviços em que o objetivo é a organização. Por isso a área de atuação é bastante ampla, podendo ser solicitada para organizar desde um guarda-roupa até toda uma mudança residencial, desde uma rotina de trabalhos domésticos até a agenda pessoal de uma cliente. É por isso que todo o trabalho de uma PO deve ser realmente personalizado, pois cada pessoa tem uma necessidade diferente, cada pessoa funciona de forma diferente. O que serve para uma, dificilmente servirá para outra.

 

Muitos podem considerar contratar uma PO uma opção de luxo, mas não é. Todos hoje, em todas as camadas sociais e tipos de emprego, queixam-se da falta de tempo. E organizar, nesse caso, passa a ser uma necessidade essencial para que essas pessoas consigam otimizar seu tempo, que hoje é artigo preciosíssimo. Uma pessoa organizada passa até a trabalhar melhor, trazendo retornos financeiros. A organização também gera mais tempo livre. E ter mais tempo é ter mais qualidade de vida. Logo, organização não é luxo, é vida!

Principais áreas de atuação das Personal Organizers:

A) HOME: é a área de maior atuação da PO e mais conhecida. Trata-se do serviço de organização de casas/apartamentos, ou seja, residencial. Vale salientar que mesmo dentro dessa área podem ter profissionais mais especializadas ainda, de acordo com os setores de uma casa: escritório, cozinha, guarda-roupa/closet, etc.

 

B) MUDANÇA: existe PO especializada em mudança residencial. Já imaginou sair de uma casa e chegar à casa nova com tudo já no lugar? Sim, isso é possível com uma Personal Organizer. Uma mudança organizada faz muita diferença. O serviço de uma PO aqui envolve desde ações pré-mudança, o dia da mudança e o pós-mudança. Planejar-se para a mudança diminui bastante as situações de estresse que são tão comuns nesse momento.

C) BABY: é a Personal Organizer na organização de quem vai ter ou já tem um bebê. Pode envolver desde os preparativos da gestação, com tudo o que a grávida deve fazer em cada momento, até a compra do enxoval, planejamento de chá de fralda, chá de revelação do gênero, momento na maternidade e tudo o que envolve esse universo baby.

 

D) OFFICE/ESCRITÓRIO: muitas pessoas, ainda mais depois da pandemia, têm escritórios em casa que podem chegar a funcionar como verdadeiras empresas. Tanto para os pequenos quanto para os grandes, tem PO especialista em organizar esses escritórios. O serviço geralmente compreende colocar ordem em toda a papelada, livros, materiais de expediente, de forma a deixar tudo mais prático e funcional.

E) BIBLIOTECA: é uma especialização do PO de escritório. Muitas POs fazem cursos específicos para organizar bibliotecas pessoais.

 

F) FOTOGRAFIAS: há POs especialistas em organização de fotografias, tanto fotos físicas quanto digitais. Você que tem inúmeros álbuns e caixas com fotos da família inteira, já pensou em organizar tudo isso, montar álbuns ou deixar de uma forma que possa rever tudo com facilidade? O trabalho de PO de fotografias físicas envolve a reunião de todas as fotos, categorização, envio de fotos para serviços de restauração, montar álbuns ou caixas, etc.

 

Com as fotos digitais o serviço é semelhante, porém, o número de fotos pode ser infinitamente maior. Nesse caso a PO vai reunir todas as fotos digitais que a cliente possui em todos seus dispositivos: aparelhos celulares, tablets, computadores, HD externos, CDs, pendrives e nuvens. A partir dessa captura irá excluir as duplicatas, mantendo os arquivos de melhor qualidade. É feita uma categorização de acordo com a necessidade da cliente e são entregues os arquivos nos dispositivos que a cliente preferir e/ou que a PO indicar. Tudo de forma que a cliente consiga buscar suas fotos de maneira mais rápida e tendo a segurança de que não irá perder nenhuma de suas memórias.

A organização de fotos, tanto físicas quanto digitais, é um trabalho muito minucioso, mas ao final é gratificante ver o resultado. É um serviço muito procurado por fotógrafos e digital influencers também.

 

G) ORGANIZAÇÃO DIGITAL: além da organização de fotos digitais, a PO pode trabalhar na organização digital como um todo. Armazenar e administrar o volume de informação e arquivos que podemos ter em vários dispositivos tecnológicos não é tarefa fácil. De que adianta termos o computador tomado de arquivos e até trabalhos importantes se na hora que precisamos deles temos muita dificuldade em localizá-los. E quando os perdemos, sem termos feito ao menos um backup simples? A PO é capaz de organizar todos os materiais e arquivos digitais que você possui, nos diversos formatos e dispositivos: computador, celular, tablets, CDs, pendrives, etc.

H) PÓS-LUTO: é uma área pouco conhecida, mas que foi bastante procurada na pandemia. Organizar um lar após o falecimento de um ente querido não é uma tarefa fácil para os familiares e requer capacitação específica da Personal Organizer. Com um profissional auxiliando, uma tarefa tão difícil pode ser realizada com mais tranquilidade que o momento pede.

 

I) PET: o mundo de animais de estimação vem ganhando mais espaço do que nunca. Há lares onde encontramos mais pets que moradores, inclusive. E, para organizar toda essa logística, desde o espaço físico, os utensílios e as rotinas você pode contar com uma Personal Organizer.

J) CAPACITAÇÃO DE FUNCIONÁRIAS DOMÉSTICAS: existem Personal Organizers especializadas em capacitar funcionárias domésticas. Há clientes que contam com uma ou mais funcionárias domésticas em casa, até por bastante tempo, e sentem a necessidade de melhorar o serviço prestado por essas profissionais. A Personal Organizer aqui, primeiro vai entender a necessidade da cliente e, juntamente com a funcionária doméstica, vai trazer orientações para otimizar seus serviços. E, em se tratando de serviços domésticos, podemos incluir estabelecimentos de rotinas (limpeza, arrumação, rouparia, cozinhar, etc.), além de orientações na forma de execução dos serviços.

 

K) ORGANIZAÇÃO EM EMPRESAS: o trabalho de Personal Organizer é mais conhecido na organização de residências, mas existem muitas profissionais especializadas em empresas. Nesse nicho elas atuam organizando, principalmente, estoques, documentos, almoxarifados, prontuários, etc. Portanto, qualquer empresa, de qualquer tamanho, pode se beneficiar da organização, tais como: consultórios médicos, escritórios de advocacia, farmácias, escolas, salão de beleza, diversos ramos de loja, entre outras.

L) ORGANIZAÇÃO PESSOAL: esse tipo de serviço talvez seja o menos praticado pelas Personal Organizers e o menos conhecido entre a clientela, uma vez que é mais comum associarmos organização com coisas físicas. Mas o que seria organização pessoal? É um serviço em que a profissional vai orientá-la desde como você organizar o seu dia, sua semana, seu ano, até organizar sua vida. Parece muito abstrato falar em organização e planejamento de vida, mas existem estudos e metodologias aplicadas para essa área, além de profissionais capacitados para isso.

 

M) PERSONAL ASSISTANT ou ASSISTENTE PESSOAL: pode parecer com organização pessoal, mas o Personal Assistant é um resolvedor de tarefas, principalmente para pessoas sem tempo. É um misto de secretária com “faz-tudo”. As atribuições envolvem: organizar agenda, fazer compras, marcar exames, pesquisar um marceneiro, comprar passagens aéreas, fazer reservas em hotéis ou restaurantes e por aí vai. Fazer essas coisinhas que tomam um bom tempo de nossas vidas.

 

Em tudo que precise de organização você pode contar com uma Personal Organizer capacitada para facilitar a sua vida. A inteligência artificial está mais presente do que nunca, vai otimizar muitas tarefas. Mas escolher a vida que você quer ter é só você quem pode fazer. Pois essas escolhas envolvem sentimentos, consciência de nossas habilidades e interesses, às vezes até insights inconscientes. E programa nenhum vai fazer isso como nós, seres humanos, porque a natureza humana não é um sistema binário.

Por que contratar uma Personal Organizer
Por que contratar uma Personal Organizer

Como tudo na vida, ninguém nasce sabendo organizar. É bem verdade que algumas pessoas têm mais facilidade para organizar que outras. Mas organização se aprende. E há técnicas e cursos para isso que fazem toda a diferença na sua vida. Contratar uma Personal Organizer é facilitar a resolução de seus problemas, muitas vezes de anos.

 

No campo da organização de residências (home) o porquê contratar um Personal Organizer está bem relacionado a fazer a diferença entre “arrumar” e “organizar”. Você vive arrumando o seu quarto e a bagunça sempre volta? Provavelmente é porque você apenas arruma e não organiza. Mas qual é a diferença?

 

A palavra-chave para diferenciar “arrumação” de “organização” é CRITÉRIO. Na arrumação você simplesmente dobra as roupas e as coloca no guarda-roupa. Aí no dia a dia você tira uma peça e ela nunca volta para onde estava. Por que isso acontece? Porque faltou critério na hora de guardar as roupas. Critério é pensar no local onde guardar. O que você usa com frequência deve ficar mais à mão, no cômodo que usa. O papel da impressora deve estar ao lado da impressora e não naquela gaveta lá no alto do armário, cheio de pastas em cima. As roupas nos armários devem ser vistas. Pilhas muito grandes, mais de uma peça por cabide, fazem com que nunca achamos o que procuramos e certamente teremos dificuldade de guardá-las depois do uso. Resultado: bagunça certa.

E a bagunça deixa rastros. Um olhar mais atento de uma Personal Organizer irá identificar, juntamente com a cliente, o que vive bagunçado com frequência e o porquê disso. Um olhar profissional irá enxergar o que você no seu dia a dia já não consegue enxergar mais, propondo soluções que pareceriam óbvias, mas que você nunca parou para pensar. Contratar uma Personal Organizer é resolver problemas de forma rápida daquilo que você vem adiando, adiando, dando desculpas para si (“no feriado eu faço”) e não faz nunca. Não perca mais tempo!

 

Já no campo da organização pessoal, a PO vai ajudar você a organizar desde as suas rotinas a sua vida como um todo. Sabe aquela sensação de chegar a dezembro e sentir que não fez nem metade do que gostaria no ano? Uma PO vai orientar você a fazer um planejamento de vida de modo que você consiga ter um ano mais produtivo. Aprendendo a organizar e planejar sua semana, seus meses, seu ano, você será capaz de aplicar a metodologia por toda a sua vida. Com um suporte profissional tudo fluirá com mais tranquilidade e de forma personalizada.

Quanto custa contratar uma Personal Organizer
Quanto custa uma Personal Organizer

Uma vez que o serviço de Personal Organizer (PO) é personalizado, pois cada pessoa, cada casa tem uma necessidade diferente e funciona de forma diferente, isso traz implicações diretas na hora de se fazer um orçamento. Muitas clientes acham estranho uma PO não saber “de cabeça” quanto custa para organizar um guarda-roupa. Pensam que deveria existir um preço padrão. Mas acontece que a cliente A nunca é igual à cliente B. O guarda-roupa de A nunca será igual ao guarda-roupa de B. O conteúdo dos guarda-roupas é diferente e do que a cliente A necessita nunca será igual ao do que a cliente B. Por isso a importância de se fazer orçamentos personalizados a partir da reunião de avaliação. Sem contar que cada profissional tem uma forma de trabalhar, um custo, serviços entregues diferenciados.

 

Em geral, os serviços de Personal Organizer são cobrados em função da complexidade do serviço e do tempo de execução do mesmo. O valor da hora de Personal Organizer, em Brasília (DF), vai de R$ 80 a 300,00. Em todo o caso, não fique com dúvidas. Entre em contato, fale do que você precisa, peça informações e marque uma reunião para avaliação do serviço.

 

Algumas Personal Organizers também oferecem o serviço de consultoria, que tem um custo menor, uma vez que nessa modalidade de serviço a PO irá propor todo um plano de organização, juntamente com a cliente, e quem executará será a cliente. A PO aqui, irá transmitir toda a sua experiência de quem lida com os mais diferentes tipos de organização diariamente, o que irá otimizar de forma significativa a resolução dos seus problemas relacionados à organização.

 

E aí, deu para entender? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a BeOrgz e terei o prazer de explicar tudo o que você quer saber.

Gostou do post ? Então compartilhe!

Gostou do post ?
Então compartilhe!

WhatsApp
Telegram
Facebook
E-mail

Deixe um comentário ou faça uma pergunta!

Picture of GLAUCE MEDEIROS

GLAUCE MEDEIROS

Sou criadora da BeOrgz, Personal Organizer, nutricionista, casada, mãe de menina e de um dog, nada necessariamente nesta ordem.

Virginiana apaixonada por organização desde sempre.

Neste blog compartilho conteúdos sobre organização, produtividade e planejamento de vida voltado para mães, além dos meus serviços como Personal Organizer.

OS POSTS
MAIS LIDOS

“Eu tenho que…” Você tem mesmo?

Você já se deu conta de quantos “eu tenho que…(fazer algo)” você fala durante um dia? Imagino que muitos. Organizar-se requer autoconhecimento para dar o primeiro passo que é destralhar: coisas, tarefas, hábitos, opiniões, crenças, trabalhos e até pessoas. É preciso esclarecer o que de fato você tem mesmo que fazer, priorizando o que é mais importante para você. Afinal, não deixe para depois o que você pode deixar para lá!

Continue lendo »

Idade escolar: para que adiantar a criança?

Está pensando em colocar sua criança na escola? Dependendo do mês de nascimento dela, você vai colocá-la um ano à frente ou um ano atrás? Aqui vou contar minha experiência de quem, hoje, tem uma filha entrando na adolescência. É preciso pensar também na maturidade emocional da criança, além da questão estritamente etária/educacional.

Continue lendo »

Tudo é Organização Pessoal

Se você prestar atenção, quase tudo que escrevo, eu também classifico como Organização Pessoal. E por quê? Porque qualquer ação que fazemos respinga na Organização Pessoal. Nossa vida inteira tem a ver com o que fazemos da nossa organização. Saiba mais sobre isso.

Continue lendo »

Sobre prioridades

Para não se perder entre tantas demandas é preciso definir prioridades. Você pensa nelas quando planeja algo, quando vai organizar sua agenda? Leia a seguir como senti na pele a necessidade de estabelecer prioridades.

Continue lendo »

Organizar-se para quê?

Você gostaria de ser mais organizada? Para quê? Ter mais tempo? Tempo para quê? Responder essas perguntas vai ajudar você a construir a vida que você realmente quer viver.

Continue lendo »

Cooktop por Indução: Prós e Contras

Um cooktop deixa uma cozinha muito mais bonita. Mas se engana quem acha que a maior vantagem dele é a beleza. Você sabe qual a diferença entre o cooktop a gás, elétrico de resistência e por indução? Você vai encontrar aqui um guia completo sobre o cooktop por indução por quem já o usa há mais de 6 anos.

Continue lendo »