Você já se deu conta de quantos “eu tenho que…(fazer algo)” você fala durante um dia? Imagino que muitos. Organizar-se requer autoconhecimento e o primeiro passo é aprender a destralhar: coisas, tarefas, hábitos, opiniões, crenças, trabalhos e até pessoas. É preciso esclarecer o que de fato você tem mesmo que fazer, priorizando o que é mais importante para você, por exemplo: eu tenho que ser feliz!
Me diz aí, quantas vezes hoje você falou “eu tenho que…” (fazer alguma coisa)? Você consegue me dizer? Já parou para pensar em quantas vezes você diz isso em um dia? O hábito de falar isso a toda hora gera um estresse muito grande. Você já percebeu isso? Às vezes não.
A gente fala isso com muita frequência. Mas aqui vai uma dica: sempre que disser “eu tenho que (…)” pergunte-se, pelo menos duas vezes, “eu tenho que (…) mesmo?” E depois se faça outra pergunta: Por que “eu tenho que (…)?” O mais interessante disso tudo é perceber que a gente tem uma tendência a justificar rapidinho. Tenho que fazer isso por isso e por isso. A resposta é meio que automática. Mas aí eu convido você a pensar mais profundamente. Pergunte-se de verdade: “eu tenho que (…) mesmo?”
Saber essa resposta faz parte de exercitar o autoconhecimento. É por isso que o autoconhecimento é o primeiro passo para quem busca se organizar de verdade. Para quem acha que se organizar é simplesmente distribuir os “tenho que” ao longo da semana, além de não conseguir a organização, vai continuar se sentindo estressada. E isso gera muita frustração. “Organização não é para mim” é a conclusão a que você pode chegar.
Eu não me canso de falar em qual é o primeiro passo da organização: é destralhar. Que significa tirar da sua vida o que não faz sentido para você. Tem gente que acha que isso vale só para organização de roupas, papeis, potes, etc. Não. Isso é o primeiro passo em qualquer processo de organização. Se você quer organizar sua vida, primeiro você precisa saber o que você quer por nela e o que precisa destralhar, definitivamente ou só por um momento. Destralhar vale para tudo: coisas, tarefas, hábitos, opiniões, crenças, trabalhos e até para pessoas.
Entendem por que o autoconhecimento é tão importante para quem quer se organizar de verdade? Dá trabalho, principalmente no início, dá. Mas é imprescindível para você continuar o processo de organização. Destralhe e sinta-se mais leve. Tentar se organizar sem destralhar é como vestir uma roupa sem tomar banho, é como fazer almoço com a pia cheia de louça suja, é como escrever um artigo onde várias pessoas já escreveram partes… Fazer essas coisas uma vez ou outra até que vai. Mas, repetidamente, é vida estressante na certa.
Abaixo o “Têqueísmo”! Destralhe os “eu tenho que (…)”. Saia do automático e escolha de verdade o que você tem mesmo que fazer. Afinal, não deixe para depois o que você pode deixar para lá!