Sobre prioridades

Para não se perder entre tantas demandas é preciso definir prioridades. Você pensa nelas quando planeja algo, quando vai organizar sua agenda? Leia a seguir como senti na pele a necessidade de estabelecer prioridades.

Essa semana tive um insight que gostaria de compartilhar. Sempre li muito a respeito de tempo, como otimizar nosso tempo. E nesse contexto sempre encontramos: estabeleça prioridades em suas atividades. Uma frase que adoro e nem sei de quem é a autoria: “não lhe falta tempo e sim prioridades”. Sempre concordei com isso. Na verdade, deveríamos falar mais de prioridade, no singular. Pois, ao pé da letra, prioridade refere-se a o que vem primeiro.  Mas se já é difícil definir prioridadeS, imagina prioridade, não é mesmo? Mas cuidado: “quem tem muita prioridade não tem prioridade nenhuma” (Jim Collins).

Agora deixa eu contar como senti na pele o que é não ter prioridade. Para quem não sabe, sou nutricionista e fiquei fora do mercado de trabalho por quase 10 anos por razões diversas, que não vêm ao caso agora. Tornei-me mãe de uma menina, dona de casa e aí você já viu. Rotina incessante e ao mesmo tempo entediante. Eu querendo voltar a trabalhar e ocupando meu tempo cozinhando, lavando, passando, etc. E põe etc. nisso! Mas aí resolvi me organizar para ter tempo para pensar na recolocação no mercado. Precisava de tempo para estudar, pesquisar e ver onde eu poderia voltar a atuar ou também mudar totalmente minha área de atuação.

 

Como boa virginiana que sou, sempre gostei de fazer listas: lista de tarefas a fazer, de coisas a comprar, de lugares a conhecer, etc. Mas hoje o mundo é tecnológico, né? Então resolvi usar um aplicativo para fazer minha agenda mensal. Defini escrever em rosa as tarefas domésticas de rotina, de vermelho os compromissos agendados com horário fixo, de amarelo os aniversários de amigos e, enfim, minha cor favorita – verde – para as MINHAS atividades, aquelas que visassem ao retorno do trabalho, atividade física, crescimento pessoal. E sabe o que aconteceu? Mal acabou a primeira semana da agenda e eu me senti esgotada e frustrada por não ter cumprido toda ela. Mas sabe o que me chocou mais? Quando olhei para a tela do aplicativo e só me deparei com palavrinhas em rosa! Entendeu o x da questão? Fiz coisa para caramba durante a semana, senti-me cansada, mas ao mesmo tempo frustrada por não ter feito muita coisa de mais importante para mim.

 

E onde estava o meu erro? Não coloquei prioridades nas minhas tarefas. Eu começava a fazer minhas atividades domésticas rotineiras, que não acabavam nunca, e não “sobrava” tempo para fazer o que julgava ser mais importante. E isso foi gerando uma desmotivação sem limites!

Então, o que fiz depois disso? Coloquei prioridades nas tarefas. E como foi isso na prática? Primeiro fazia as tarefas importantes – as verdinhas – e depois as tarefas de rotina – as rosa. E sabe o que isso trazia de bom, além da execução da tarefa em si? É que fazer as verdes primeiro gerava uma satisfação tão grande, motivação para o resto do dia. Aí eu ficava animada até para fazer as tarefas domésticas de rotina! Não é um ganho grande? Pode parecer óbvio, né? Mas às vezes a gente acorda, põe-se a fazer trabalho de formiguinha e nem se dá conta do que estamos fazendo e onde estamos colocando nossa energia. E no final do dia não sabemos por que estamos tão cansadas e sentindo-se improdutivas.

 

Claro que às vezes não dá para seguir tudo à risca. Por exemplo, aqui em casa minha filha estuda à tarde. Então, pela manhã, é inevitável que minhas tarefas fiquem realmente em torno da casa. Mas a regra é colocar as tarefas importantes em primeiro lugar, não necessariamente pela manhã, mas o quanto antes. E às vezes é só uma questão de inverter a ordem. Por exemplo: em vez de passar roupa primeiro, leia aquele capítulo do livro de que você precisa. Aí, se faltar tempo, melhor que seja para deixar umas blusas sem passar. Priorize o mais importante para você.

 

Quero ver minha agenda mais verdinha! E você, de qual cor seria a sua agenda?

 

OBS.: Esta matéria eu escrevi há bastante tempo, quando minha filha era bem pequena. Fiz questão de publicar para vocês entenderem como foi o meu processo de aprendizagem sobre organização. Eu tinha problemas para organizar minhas rotinas, queria resolvê-los, estudei, pus em prática e hoje tenho um método de organização voltado para mães.

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GLAUCE MEDEIROS

Sou criadora da BeOrgz, Personal Organizer, nutricionista, casada, mãe de menina e de um dog, nada necessariamente nesta ordem.

Virginiana apaixonada por organização desde sempre.

Neste blog compartilho conteúdos sobre organização, produtividade e planejamento de vida voltado para mães, além dos meus serviços como Personal Organizer.

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